Camelo ou Dromedário?


O Dromedário e o Camelo são "uns bicho interessante", como dizia Mamonas Assassinas. Quase iguais, separamos 5 curiosidades sobre eles, confira:

Dromedário também é camelo, porém, com uma corcova: Sabia que só existem esses dois tipos de camelo? Dromedário é conhecido como camelo árabe, e o Camelo (duas corcovas), é conhecido de camelo bactriano. Ameaçados de extinção, os bactrianos só possuem cerca de 950 vivos, e são os únicos encontrado selvagens ainda, na China e Mongólia.

Nascido para o deserto: Nativo dos desertos, o bicho é adaptado a esse clima-ambiente. Possui três pálpebras e dois conjuntos de cílios que mantém os olhos livres de areia e poeira, lábios que podem até comer plantas com espinhos de tão grossos, e a capacidade de fechar a narina para não inalar areia. As patas grandes e achatadas servem para não afundar na areia, com o seu imenso peso.



A corcova só possui gordura: Existe até um acessório chamado "camelback" inspirado no bicho. As corcovas não são um reservatório de água, e sim de gordura, já que, ao concentrar ela no local, não precisa ter o corpo inteiro coberto, para segurar o calor.

Maior capacidade de se reidratar: Um camelo apressado pode beber mais de 100 litros de água em apenas 13 minutos. O mamífero com maior coleta de água.

Camelos devorados: São conhecidos como meio de transporte, porém, já foi fonte de carne e leite durante um tempo. O leite, extremamente nutritivo, contém até 10 vezes mais ferro e três vezes mais vitamina que o leite bovino. E olha só, para quem é intolerante a lactose, pode tomar também, pois o leite do camelo tem nível baixíssimo da substância, possibilitando beber a mesma.


Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial